sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Missão Ou Expiação?



    É natural ouvirmos qualquer um destes termos no meio espírita e muito comum também em livros ou textos, mas ainda existe muita confusão em saber diferenciá-los muito menos o que são exatamente. Missão e expiação são duas coisas distintas, bem diferentes e abaixo tentarei explicá-las de forma mais simples possível.
    Seria útil que lessem sobre o carma que nada é mais do que a Lei de ação de reação, para que possam compreender melhor o que seria expiação.   Todas as ações geram um efeito e na espiritualidade costuma se dizer que boas ações geram um carma positivo ou bom carma e as ações más, geram um carma negativo ou carma ruim. Pois bem, a expiação nada mais é do que o resgate do carma negativo através do sofrimento e trabalho, na maioria das vezes é duro e penoso. Não há para onde correr, perante a Lei Maior, todo débito há de ser ressarcido, e este “pagamento de débito” é o que se dá o nome de expiação.
    Como podemos notar entre os indivíduos, é o tipo mais comum de encarnação. Viemos a este mundo para progredir através das experiências, e a dor, como agente de resgate, é um companheiro inseparável de nossas vidas. Uns sofrem mais, outros menos; isto se dá pelo menor ou maior débito cármico, como também pelas escolhas das provas a que tenhamos escolhido antes de encarnarmos. Este resgate pode até ser adiado ou minimizado pelas boas ações e trabalho sincero no bem, mas nunca deixará de ser cobrado, pois que isto seria uma injustiça divina.
    Ao encarnarmos vamos assim “queimando” o carma ruim através das várias ocasiões em que nos deparamos com incidentes desagradáveis e penosos contra os quais nada parece evitar. Por nossa natural imperfeição, ao estarmos no mundo resgatando débitos, também vamos contraindo outros, o que nos mantêm presos num círculo vicioso até que por tremendo esforço de vontade, decida o homem a mudar completamente a sua maneira de ser. A este círculo vicioso os orientais o chamam de roda da encarnação.
    Superando o estágio evolutivo onde o ser humano está livre da “roda da encarnação”, passa o princípio inteligente a poder com mais liberdade, escolher de que forma poderá evoluir. Quando se decide a ajudar os irmãos que ficaram para trás na senda evolutiva e já possuindo em si conhecimentos, faculdades e pendores superiores, cumpre ele uma missão. 
    O espírito que encarna sem possuir saldo cármico negativo e cujo objetivo é instruir e ajudar a evoluir indivíduos, coletividades ou até mesmo áreas de estudos e conhecimentos, desempenha ele uma missão. Sendo assim, a missão é sempre cumprida por aqueles que, embora não tenham alcançado ainda o estado de perfeição, mas que por sua condição natural de superioridade em relação à humanidade, encarnam no globo a fim de concorrer à evolução humana.

2 comentários:

  1. por isso vemos a importancia de nossa reforma intima, para que possamos combater nossos vicios
    e defeitos, tentando nao cometer erros, e assim
    sermos mais felizes. e colaborando com a seara de Jesus.

    parabens pela postagem.

    ResponderExcluir
  2. nao ha outro caminho para a felicidade
    reforma intima ja
    perdao meu pai pelo meus erros,saude,sabedoria

    ResponderExcluir