quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Corpo espiritual ou Energia?





    Um dos maiores debates que há no meio espiritualista é em relação ao corpo espiritual. Existe realmente um corpo espiritual? É semelhante ao corpo físico conhecido por nós? Do “outro lado” não é tudo energia? Estas são perguntas frequentes entre as pessoas, sendo que muitas, embora atuem na área, ainda são incrédulas no que diz respeito a existência de um corpo de natureza puramente espiritual.
    Bom, tomaremos como ponto de partida, o corpo físico. Nosso organismo é um conjunto de células, tecidos, órgãos e sistemas que em sua composição sua maior parte é formada de água. Mas todo essa matéria se sustenta em uma intrincada estrutura atômica e sub-atômica, que por sua vez, se mantém por um nível cada vez menor  de partículas e por assim dizer, mais energético. De acordo com as descobertas da física do século XX, pode-se definir matéria como energia vibrando em baixa frequência. A concepção de matéria em oposição a energia, que perdurava na Física desde a Idade Média, perdeu um pouco do sentido com a descoberta (anunciada em teoria por Albert Einstein) de que a matéria era uma forma de energia, e não algo oposto a ela. De onde se conclui que toda estrutura material, densa, nada mais é que “energia condensada”. Só percebemos o mundo material, porque possuímos órgãos e sentidos que captam esta energia vibrando dentro de determinada frequência, fora desta faixa vibratória, é como se nada existisse para nós, um exemplo disto é o infra-vermelho, o qual o olho humano é incapaz de perceber o espectro de luz que vibra fora da faixa perceptível ao olho humano.
    O espiritismo vem nos ensinando que o mundo espiritual ou mundo astral, como também é conhecido, é formado pelas mesmas leis físicas que também vigoram em nosso mundo. A diferença básica seria que a matéria como existe para eles, vibra em uma frequência superior; é nada menos do que a mesma energia que existe para nós, só que se estrutura num grau diferente do nosso, tornando-se assim, imperceptível para podermos constatar. 
    Kardec deixa claro que há um corpo espiritual e o chama de períspirito, sendo rebatizado modernamente pelos espíritas de modelo organizador biológico; porém, Kardec não entra em detalhes a respeito deste corpo espiritual e os espíritas tomam como idéia um tipo de corpo esfumaçante, sem forma, algo que lembrasse mais energia. Foi com as explicações fornecidas pelo espírito André Luiz, nas psicografias de Chico Xavier, que o autor deixa claro não só a existência deste corpo espiritual, como também de todo um mundo astral, onde a energia também se condensa e se estrutura, porém numa escala vibratória diferente.
    Este corpo espiritual também é a chave para a explicação de diversos fenômenos mediúnicos, também tidos pela maior parte das pessoas como sobrenaturais, exatamente por não conseguirem compreender o mecanismo de tais fenômenos.
    A física atual e a ciência moderna comprovam que é perfeitamente possível e viável a estruturação da energia em condições vibratórias adversas daquelas que podemos perceber. Pretendo abordar mais o tema de corpo espiritual no blog, conforme formos estudando outros aspectos. Não deixem de comentar.

Um comentário:

  1. uma eluxidação munto clara e especifca sobre corpo espiritual e matéria, parabens; Há espero que seja para um publicos especifico, como sobemos o conhecimento sobre espiritualidade é parco.

    ResponderExcluir