quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Espaço Leitura: O Perispírito e Suas Modelações




    Recentemente acabei de ler esta obra e o que posso dizer é que fiquei surpreendido. O autor e sua equipe estão de parabéns pelo conteúdo devidamente tratado e elucidado como se encontra neste livro. Luiz Gonzaga Pinheiro, o autor, sabe colocar os assuntos de forma didática, objetiva, clara e coerente; sem posicionar os assuntos de maneira chata ou maçante, sendo mesmo muito resumido em assuntos que talvez, desencorajariam o leitor a continuar. 
    Um livro que todo estudante espírita deveria ler, porque se aprofunda de maneira bem satisfatória em questões do períspirito. A primeira parte do livro fala sobre a evolução deste corpo astral desde os primórdios em que se concebe o princípio inteligente até o presente momento, passando por assuntos como ideoplastia, lei cármica, duplo etérico, entre outros. Já a segunda parte, que foi espetacular, pois adiciona ao meio muitos assuntos inéditos, aborda temas como transplante de órgãos, amputações, mortes prematuras, acidentes, as viciações mentais, suicídios e o estado lamentável em que estes se encontram, assim como as degradações da forma astral. Tudo sempre demonstrando através da narrativa dos médiuns que acompanhavam os casos desdobrados, o estado dos desencarnados nestas várias circunstâncias.
    Deixando apenas uma crítica positiva, só acredito que tenha faltado o autor mencionar ou aprofundar um pouco sobre o espírito-grupo, que é um dos estados do princípio inteligente em seu início evolutivo; porém, e resumindo, é um livro que qualquer espírita tenha que ter em sua cabeceira para estudos. Amigos, sigamos a recomendação dada aos espíritas nas obras de Kardec: Primeiro – amai-vos; Segundo – instruí-vos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário