terça-feira, 10 de maio de 2011

Animais – Espírito Grupo?



    Continuando com a explicação sobre a evolução no reino animal, nos deparamos com um termo novo para muita gente: espírito grupo, mas o que seria isto? Tentarei explicar resumidamente o que seria tal espírito.
    Na evolução espiritual, o espírito, ou centelha de vida como preferirem chamar, é emanada do Criador de forma simples e ignorante, ou seja, é um espírito “zerado” se é que posso chamar assim, não possui sequer a capacidade de atuar na matéria. Para isso e sob a orientação de espíritos mais elevados adquire nos reinos inferiores da natureza a capacidade de atuar na matéria levando esta capacidade adquirida através de seu subconsciente.
    Todo o conhecimento adquirido pelas etapas evolutivas anteriores faz parte de um arquivo inconsciente do espírito, que é utilizado independente de sua vontade de acordo com as necessidades, assim funcionam os reflexos e instintos inconsciente que possuímos, uma vez que agem alheios a nossa vontade e nem tão pouco temos que pensar em algo para isto ocorra, um exemplo são as batidas do coração.
    Uma vez na matéria, a centelha de vida, que ganhou sua individualização como ser, busca aprender a dominá-la, e uma vez superada este estágio, parte para o próximo passo, conseguir a individualização da consciência. É isto mesmo, os primitivos seres do reino animal, se esforçam para a emancipação deste núcleo consciente, são regidos todos eles por um forte impulso instintivo que os guia e controla nesta fase.
    Este forte impulso instintivo é chamado de espírito grupo e é individualizado para cada espécie atendendo as suas necessidades, desta forma, os animais mais primitivos agem, sentem e tomam decisões exatamente da mesma forma que outro da mesma espécie, assim é a maioria dos peixes. Passada a primeira fase de aquisição instintiva animal, a centelha vai conseguindo sua própria conscientização, alcançando um nível mais aperfeiçoado no reino e adquirindo seus próprios traços de personalidade.
    Os chamados animais superiores nada mais são do que centelhas que já conseguiram um certo grau de evolução consciencial, estão acordando para a vida, e embora tenham muito dos instintos animais em comuns com o da mesma espécie, é claro a diferença que existem entre eles, exemplos são os cachorros e gatos.
    Superado a fase animal, a centelha de vida chega a fase elemental, onde buscará outras aquisições para prosseguir sua marcha evolutiva.

Um comentário: