quinta-feira, 16 de junho de 2011

Fanatismo – O perigo das Religiões



    Certo dia, ao conversar com um colega que é evangélico e se diz estudioso no assunto, dialogávamos sobre ciência. Para alguém que se diz um estudioso na área, posso dizer que fiquei pasmado com algumas de suas alegações. 
    Em certo momento da conversa, falávamos sobre a evolução e uma das coisas que ouvi dele foi “o homem não evoluiu do macaco”, claro que contrariei esta alegação, uma vez que a lei de evolução faz parte da natureza e a tudo se aplica, pode ser lenta ou estacionária por muitos anos até, mas está sempre presente e nada contém a sua lenta, porém inabalável marcha, e as espécies animais e vegetais estão sujeitos a ela. A ciência hoje possui provas mais do que suficientes para se negar isso.
    Nossos irmãos evangélicos costumam cair no erro a que chamamos de fanatismo, uma vez que pretendem que tudo o que se é conhecido hoje seja distorcido segundo o que eles interpretam em relação à Bíblia. Por muitos anos as igrejas negaram tudo o que a ciência descobria ou afirmava alegando muitas vezes que era obra do diabo. No século 21, era da informação, não há condições de negar fatos, uma vez que eles existem e necessitam ser explicados, só resta então adequá-los segundo a melhor interpretação bíblica.
    Por séculos as religiões ocidentais defenderam que a Terra era o centro do universo e que o sol, assim como todas as estrelas, girava em torno do nosso planeta e nem por isso a ordem dos astros foi abalada. Triste seria a um destes religiosos constatar hoje que estavam completamente errados. Qualquer um pode acreditar no que quiser, mas lembrem-se de que a verdade é uma só e que nada irá mudar a gosto de quem quer que seja.
    Ficou claro que o meu colega deixou a entender que sendo o homem a imagem e semelhança de Deus não poderia ter evoluído de uma espécie inferior como os primatas, como se a natureza que é criação de Deus fosse algo inferior e incapaz de expressar a grandeza divina. Vale lembrar aqui que na afirmação bíblica de que o homem foi criado a imagem e semelhança de Deus nada consta que esta criação está finalizada e que quem admite que assim seja, que o homem com toda sua imperfeição seja o produto final da semelhança com o criador, será triste, mas forçosamente terá que admitir que as falhas da criação são erros do criador.
    Atualmente há entre os evangélicos e católicos uma interpretação muito literal, em certos trechos apenas, do livro da gênese no qual tentam manter uma teoria chamada a teoria do “criacionismo”. O interessante desta teoria é de que tudo o que existe de insustentável no livro da gênese é interpretado de forma relativa e certas coisas, algumas vezes absurdas até, de forma literal. E claro, resulta uma teoria insustentável pela ciência e que volta aos moldes medievais podendo ser apenas aceita pela fé.
    Irmãos, abram os olhos, vivemos hoje num período de esclarecimentos e erros tão grotescos como estes não se sustentam diante das verdades já alcançadas pela ciência hoje. Que o homem acredite que o sol é azul ou que seja quadrado não fará com que ele altere a sua própria natureza, composição química e forma para atender ao orgulho de um pretenso conhecimento. Busquemos moldar o que sabemos as novas verdades e não distorcer as novas verdades ao que julgamos saber.
    A doutrina espírita ensina que o homem não é um produto acabado e que o estágio humano é apenas um entre muitos das etapas de experiência e aprendizado cujo objetivo final é a perfeição na qual nos assemelharemos perfeitamente com o criador, nota-se aqui o quanto estamos longe da meta a que devemos alcançar e para isto temos como prazo o infinito.
    A coisa mais triste desta estória é constatar como nossos irmãos ainda se debatem em questões tão primárias e superficiais como estas, quando poderiam estar desbravando um conhecimento espiritual muito superior e muito além destas questões materiais e de importância secundária.

5 comentários:

  1. por incrível que pareça algumas religiões
    estacionaram até no antigo testamento.
    mas vale lembrar, que todos nós temos nosso processo de evolução, que uma hora ou outra
    temos que despertar.

    bjs, parabéns pelas postagens, estão melhores a cada dia.

    ResponderExcluir
  2. E que a nossa semelhança ao criador, é em espirito, pois somos espiritos assim como ele. Mas nossos irmãos estão procurando a forma fisica.

    Abraços, parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  3. Meus parabéns pelo texto. Gostei muito.

    ResponderExcluir
  4. Ah, também tenho um blog sobre religião e gosto de comentar sobre esse assunto:
    http://grupodediscussaoreligiao.blogspot.com/

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Acredito em milagres. Um milagre vai acontecer na minha vida financeira. Eu vou pagar todas as minhas dívidas, terei prosperidade, realizarei os meus sonhos. Um milagre seja feito, veja como Deus se move, Senhor amo-te e necessito de ti, está comigo no meu coração, abençoa a minha família, meus amigos, meu trabalho e a mim em nome do Senhor Jesus Cristo. Amém. Publique e amanhã receberá um milagre. Não ignore, tenha fé

    ResponderExcluir