quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Ramatis – Expoente do Conhecimento




     Muitos espíritas nunca ouviram falar de Ramatis, ou apenas um simples comentário a seu respeito, mas para quem estuda espiritualidade, é fundamental dar uma folheada no que este espírito ensinou e nos ensina ainda. De uma inteligência notória, ele veio esclarecer e aprofundar-se em questões modernas, intrigantes e muitas vezes polêmicas. Uma das características principais dele é que não possui aquele “cuidado em não ferir o ego dos leitores”, ele fala o que precisa, doa a quem doer; motivo pelo qual também é vítima de muitas críticas pelos meios espíritas, uma vez que reprova abertamente qualquer prática humana contrária aos princípios do Cristo.
     O principal médium que psicografou suas obras, ou que teve maior destaque no Brasil foi Hercílio Maes com mais de dez trabalhos publicados. Seus livros são mais didáticos, abordando temas específicos e seguindo uma linha de perguntas e respostas, não sendo portanto, livros romanceados. Ramatis diz ser universalista, que quer dizer que ele mesmo não procurou classificação entre os diversos grupos espiritualistas e espíritas. 
     Pouca coisa sabemos das reencarnações dele e transcrevo aqui do que foi encontrado no wikipedia: “Sua última encarnação teria sido na Indochina do século X d.C., segundo o médium Hercílio Maes. À época, teria sido instrutor em um santuário iniciático, falecendo ainda cedo. Em vida no século IV teria participado dos acontecimentos narrados no poema hindu Ramaiana. Segundo o médium Wagner Borges, o nome Ramatis homenageia dois personagens do Ramaiana: Lord Rama e sua esposa Sita. Também segundo Wagner Borges, Ramatis não teria nascido na Indochina, mas na Índia, por suas caraterísticas hinduístas.” Temos conhecimento de que Ramatis também viveu na extinta Atlântida e já nestas épocas recuadas era sumo sacerdote das escolas de iniciação do continente perdido e diz-se ainda que ele teria sido o grande matemático e filósofo Pitágoras, assim como Filon de Alexandria, período em que pode ter contato direto com Jesus Cristo. Também em sua passagem pelo Egito, no templo do faraó Mernefta, filho de Ramsés; no Egito, Ramatís era então o sacerdote Amenófis.
     Apresentado o ilustre mestre Ramatis, em breve trarei ao blog alguns temas e informações abordadas em algumas de suas obras.
     Curiosidades sobre Hercílio Maes:
    O médium Hercílio Maes, embora fosse reservado quanto a esse assunto, escreveu extensa obra psicografada de Ramatís e, segundo conversas íntimas com pessoas próximas a ele, relatou que teria sido "adotado" por Ramatís quando de sua primeira encarnação expiatória, no Egito, no reinado de Akenaton (Amenófis IV, cerca de 1370 - 1352 a.C.), na qual exercia a modesta profissão de aguadeiro.
     Em determinada ocasião, respingou água nas sandálias de uma dama da corte e, num julgamento sumário, foi condenado à morte. Ramatís intercedeu e o faraó ofertou-o a Ramatís. Colaborando com esse relato, em 2002, durante a revisão do livro Akhenaton, obra histórica psicografada pelo médium Roger Bottini Paranhos, constatou-se que Ramatís aparece ali como o sumo sacerdote do faraó, com o nome de Meri-Rá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário