quarta-feira, 30 de março de 2011

Espaço Ramatis - Família



    Segue abaixo uma pergunta realizada a Ramatis sobre a educação terrena transmitida aos filhos sobre questões de problemas familiares.
    Pergunta - Cremos que em nosso mundo os objetivos educacionais a respeito da criança atendem também a melhoria do espírito, embora varie quanto à idéia que cada um faz dessa entidade “espírito”.
     Ramatis - Não pomos isso em dúvida; mas, na verdade, o esforço mais acentuado dos pais terrenos concentra-se em preparar os filhos para que eles consigam êxito futuro, no que concerne, especialmente, a se “instalarem bem na vida”, e pouco atendendo as virtudes superiores da alma, as quais exigem um curso moral de maior profundidade.
    Não podeis ignorar que muitas moças com caprichos estranhos e insubmissos que vão ao extremo da cólera e crises histéricas, foram aquelas “bonequinhas” queridas da família, a quem os pais outorgam poderes para fazerem do lar um campo de desatinos, levadas, geralmente a conta de gracinhas desculpáveis. Raros são os lares terrenos onde o caçula não se transforma em feroz “reizinho” que solapa todos os princípios da disciplina doméstica.
    O desconhecimento da realidade espiritual reencarnatória, conduz os pais aos mais profundos erros educativos, confundindo as necessidades da alma, com o instinto proverbial dos ascendentes hereditários. O apego à família terrena, o zelo demasiado em torno dos descendentes que o amor próprio leva ao extremo de defender e justificar os erros dos filhos, contribuem para os infelizes desajustes futuros dos moços e moças desamparados e desprevenidos diante de um mundo hostil e contraditório. Só o controle disciplinado, inadiável e inteligente das exatas qualidades do espírito é que firmará a criança no rumo certo de sua segurança social e moral na fase adulta. Doutro modo, os impulsos inferiores da matéria em combinação com o psiquismo indisciplinado criam uma pessoa descontrolada, impulsiva e arbitrária.
    Na realidade a causa está firmada lá na infância, no conjunto da família, onde os pais negligentes e os avós extasiados concorreram para o florescimento de um conteúdo moral impróprio das condições do meio agressivo que é a Terra, como escola disciplinadora do ser em evolução espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário