quarta-feira, 16 de março de 2011

Fumante ou fumado? I



    Há muita controvérsia no meio espírita quando o assunto se trata de algum vício de modo geral. Alguns acham que o mal espiritual é grave, outros que não é nenhum bicho de sete cabeças e por aí vai. Bom cada vício tem algumas características, vamos falar por alto a respeito de alguns deles e o leitor deve tirar suas próprias conclusões.
    Bom, segundo o espiritismo, nós possuímos um períspirito, ou seja, nada mais do que um corpo espiritual ou também chamado corpo astral cuja para poder interagir com a matéria, que é demais grosseira para que o espírito possa atuar nela diretamente.
    Porém, este corpo astral, é também demasiadamente sutil para atuar na matéria, assim como ser impressionado por ela. Para isso é necessário um terceiro corpo chamado de duplo etérico, que nada mais é do que uma cópia fiel do corpo físico e constituído de materiais provenientes do éter físico, por isto o nome. 
    Este duplo etérico é um corpo intermediário que atua entre o corpo físico e o corpo astral, é ele o responsável por levar ao corpo físico toda a ordem de comandos, biológicos ou mentais, geradas pelo corpo astral e também “sintetizar” as substâncias ingeridas pelo corpo físico e transmitir qualquer impressão gerada por ele para o corpo astral. É nada mais do que um meio, um laboratório ou um transformador para ambos os corpos.
    Acontece que este duplo etérico se desfaz com a morte do corpo físico, variando muito o tempo para cada indivíduo. Assim, o desencarnado não só deixa de ter o corpo físico como também não possui o duplo etérico, e sem o seu transformador próprio, fica impossibilitado de receber diretamente as impressões que são geradas pela matéria no mundo físico.
    Os vícios de modo geral fazem parte dos desejos do ser humano, e naturalmente que os desencarnados os levam como parte que estes são de suas personalidades. Desta forma, os desencarnados possuem os desejos e as paixões que fazem parte de si próprios, porém impossibilitados de exercerem seus vícios e saciarem seus desejos de forma direta, pois não possuem mais o pedestal do corpo físico e do duplo.
    Continua na próxima postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário