quinta-feira, 31 de março de 2011

Momento de Reflexão – O Sábio e o Garoto



    Conta-se que em um antigo e pacato vilarejo, há muito tempo atrás, vivia um garoto que ganhou fama local pelas suas travessuras e destacava-se pela inteligência. O rapaz era inquieto, não se conformava com o cotidiano pacífico e tranquilidade inabalável daquela região, sempre procurando uma novidade, uma aventura, um desafio...
    Por aquela época, vivia um humilde sábio que tornou-se andarilho porque gostava de espalhar o seu conhecimento pelo pacato povo que vivia. Ficava contente em poder ajudar a todos e se sentia feliz em poder responder a todas as dúvidas que lhe eram apresentadas, sendo por isso reconhecido por um vasto território e se tornando sempre motivos de festa por onde passava.
    Quando modestos lavradores trouxeram a notícia que na semana seguinte o notável sábio passaria por seu vilarejo, surgiu no olhar do garoto um lampejo de alegria, finalmente algo realmente novo e desafiador. Iria ele pessoalmente colocar a prova a famosa sabedoria do ilustre viajante assim que pudesse ter oportunidade. E pensou no que fazer para que o sábio caísse em contradição.
    Depois de algum tempo e muito quebrar a cabeça imaginou algo que seria infalível e que certamente iria deixar o sábio sem resposta. Pensou em pegar um passarinho e escondê-lo nas mãos, perguntaria ao sábio se o que tinha estava vivo ou morto. Se o sábio respondesse que estivesse vivo, na hora ele esmagaria a pobre ave e desmistificaria o sábio e se a resposta fosse estar morto, ele soltaria o pássaro também deixando o sábio em maus lençóis. Seu plano era infalível e o sábio não teria escapatória.
    Chegando o dia aguardado, na primeira oportunidade possível o travesso garoto chamou os presentes e lançou o desafio ao mago. Se este seria capaz de lhe responder uma única pergunta. Vários presentes fixaram a atenção no que poderia acontecer com tal proposta. O mago aceitando pacientemente o suposto desafio deu a palavra ao garoto que fez a seguinte pergunta: grande sábio, tenho em minhas mãos uma ave e gostaria que com a sua sabedoria respondesse se ela se encontra viva ou morta.
    O sábio com aquela bondade característica estampada em seu rosto parecia meditar um pouco enquanto um pesado silêncio reinou no ambiente demonstrando a expectativa de todos em face a perigosa pergunta realizada. Porém, sem deixar se perturbar o sábio lhe respondeu calmamente: a resposta está em suas mãos.
    Como dizia o Mestre, quem tiver ouvidos para ouvir que ouça.

Um comentário:

  1. nossa muito boa essa lição, diante de tantas duvidas e tantas perguntas, uma só resposta.
    e ela esta em nossas mãos.

    parabéns.

    ResponderExcluir