sexta-feira, 6 de maio de 2011

Animais – Possuem outras vidas?



    Respondendo a uma dúvida sobre se animais os animais possuem reencarnação, outras vidas e até uma possível vida espiritual, vou postar um breve texto a este respeito.
    Primeiramente voltaremos aos princípios básicos do kardecismo onde o Livro dos Espíritos nos afirma que todos fomos criados simples e ignorantes e começamos a jornada evolutiva na forma mais primitiva possível. Sendo assim, para chegarmos a atual fase evolutiva que é a humana já passamos por reinos inferiores na natureza a começar pelo mineral, desenvolvendo a capacidade de organização molecular, pelo vegetal, aprimorando energias de vitalidade, assim como desenvolvendo aptidões para memória, pelo reino animal, onde o espírito passa pela fase de desabrochar da consciência para finalmente chegarmos ao reino em que podemos por uma neologia chamar de hominal.
    As pessoas de hoje foram os animais de ontem, pois a isto obedece a lei do progresso em sua incessante marcha evolutiva, assim como os homens de hoje são os futuros anjos de amanhã. Esta marcha evolutiva pode ser demonstrada na mente onde o subconsciente traz acumulado a síntese deste passado pelos reinos da natureza, expressa assim o conjunto de nossos instintos, automotismos e pendências. O consciente é a síntese de nosso presente, de nossas atuais necessidades evolutivas e aprendizados recentes. E temos ainda o superconsciente a expressar nossas metas e ideais futuros que devemos alcançar.
    Todo animal assim, nada mais é do que um simples espírito na condição primária evolutiva, mas que a marcha do progresso o fará avançar para formas cada vez mais evoluídas, tendo por isso mesmo encarnações e múltiplas vidas onde estagia em diversos pontos sempre com a finalidade última da evolução. Esta diversidade de aprendizados ora se passa no plano material, ora no plano astral e isto depende das necessidades quer seja individual ou coletiva.
    Em uma futura postagem pretendo colocar algo mais sobre a condição espiritual dos animais e também dos espíritos que se encontram na condição evolutiva logo acima também conhecidos por espíritos da natureza ou elementais.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Sendo que para o animal chegar na condição de humano tem que passar, pela fase do helemental, que é a transição. Por tanto a caminhada dos bichinhos é longa, a do homem para o anjo nem se fala.

    ResponderExcluir