quinta-feira, 31 de março de 2011

Espaço Leitura: Memórias de um Suicida



    Este livro foi escrito de forma romanceada e narra o que poderíamos chamar de uma "odisseia" em que vivencia o autor espiritual do livro, Camilo Castelo Branco, que foi um escritor romancista português. A obra foi psicografada por Yvone Pereira e, diga-se de passagem, excelente livro, muito bem escrito e de fácil compreensão, com textos e passagens que prendem o leitor e o leva a alternar entre momentos de sentimentalismo e surpresa.
    Camilo narra sua trágica história desde os momentos em que decidiu pôr fim a sua vida, graças a cegueira que lhe tirou as forças e a vontade de viver. Continua assim a narrar sobre como encontrou um outro mundo e que a morte do corpo não lhe fez diminuir suas dores e desgraças, mas sim aumentá-las.
    Desde o vale dos suicidas, do grupo de pessoas com quem ficou associado pela semelhança de atitudes, dos primeiros tratamentos e hospitais, da reeducação, dos centros de instrução e dos instrutores de nível superior, o livro é repleto de narrativas marcantes e de profundo teor.
    O autor nos mostra uma face dos suicidas em que somos obrigados a reconhecer nas falhas e quedas narradas existe muito de nós mesmos e de nossos defeitos, que as provações da vida podem vencer as últimas resistências morais de qualquer pessoa. E nos mostra o difícil caminho, a longa trilha que deve percorrer o imprevidente que por esse abismo se arroja.
    Por mim este livro se enquadra na categoria de best-seller pela forma como emociona e instrui o leitor deixando-o com vontade de “devorar” o livro para no final nos surpreender com um brilhante desfecho.

2 comentários:

  1. LIVRO MARAVILHOSO, ME TOCOU PROFUNDAMENTE, MUDOU
    MUITO MINHA VIDA. POSSO DIZER QUE FOI A LITERATURA MAIS IMPORTANTE QUE JA TIVE A OPORTUNIDADE DE CONHECER.CAMILO CASTELO BRANCO,
    COM UMA FACILIDADE IMENSA , TOCA NOSSO CORAÇÃO.
    SOU UM APAIXONADO DA TERCEIRA REVELAÇÃO. NAO TEM
    NADA IGUAL SOBRE A TERRA.ILUMINA NOSSAS ALMAS.
    É A PURA LUZ, DEUS, EM SUA INFINITA MISERICÓRDIA
    ABRIU AS JANELAS DOS CÉUS E DERRASMOU SOBRE A
    NOITE DOS HOMENS LUZES E BENÇÃOS SEM FIM.
    ESSA BENÇÃO É O ESPIRITISMO. FAÇAM A PROVA.

    ResponderExcluir
  2. ESSE BLOG É SIMPLESMENTE MARAVILHOSO.
    TEMAS IMPORTANTISSIMOS.
    ASSUNTOS DIVERSOS, ENRIQUECEDOR.

    SO NO BEM EXISTE SABEDORIA. socrates.

    ResponderExcluir